SISU 2019: Inscrição, Notas de Corte, Resultado

Através do SISU 2019, centenas de instituições divulgam vagas abertas para os candidatos que participaram do ENEM. O processo seletivo é bem simplificado e você é classificado unicamente pela sua nota do ENEM. Inscreva-se no SISU 2019 e veja como é fácil!

SISU 2019

SISU 2019

Nem sempre é possível ingressar facilmente nas instituições públicas de Ensino Superior, por isso, o Governo Federal criou o SISU.

O SISU ou Sistema de Seleção Unificada é um sistema informatizado gerenciado exclusivamente pelo MEC, que tem como principal objetivo oferecer vagas abertas em instituições públicas para quem fez as provas do ENEM.

O processo de inscrição nesse sistema é feito em uma única etapa, onde o candidato se cadastra e escolhe até duas opções de cursos oferecidos pelas instituições.

  • Perdeu as inscrições do ENEM? Confira o calendário para:
    ENEM 2019

Notas de corte do SISU 2019

Por enquanto, vamos falar apenas como funciona o programa, pois as informações sobre as notas de corte para o SISU 2019 ainda não foram publicadas oficialmente.

Durante todo o período de inscrição, o SISU faz a atualização das notas de corte de cada curso oferecido pelas instituições.  

Para você entender melhor, a nota de corte é apenas uma referência para o candidato monitorar a sua inscrição. Essa nota é modificada à medida que o programa começa a receber novas inscrições.

O sistema começa a informar essas notas de corte apenas no 2º dia de recebimento de inscrições.

Em outras palavras, entende-se como nota de corte a nota mínimo que um candidato deve obter para ter mais chances de ser aprovado.

 


Quem pode se inscrever no SISU 2019?

Poderão se inscrever no SISU 2019 apenas os candidatos que tenham feito a edição do ENEM em 2018 e que não tenham zerado a nota de redação.

Candidatos do ENEM na condição de treineiros também não podem se inscrever no sistema.


Inscrições no SISU 2019

As inscrições para o SISU 2019 são feitas exclusivamente pela internet. É necessário passar por algumas etapas. Essas etapas são:

  • Tenha em mãos o número de inscrição do ENEM e a senha da última edição;
  • Preencha essas informações no local indicado;
  • Clique na opção “Fazer inscrição” e escolha duas opções de cursos;
  • Escolha a modalidade que quer concorrer: cotas ou livre concorrência;
  • Confirme a sua inscrição.


Resultados do SISU 2019

Para conferir o resultado da sua inscrição no SISU 2019, você deverá optar por um dos seguintes meios:

  • Visitar esse site
  • Visitar o site das instituições participantes do programa;
  • Na Central de Atendimento do MEC;
  • No telefone 0800 616161.

Assim que o candidato fica sabendo que foi selecionado, ele deve comparecer na instituição que escolher, no dia, local e horário marcados para a efetivação da matrícula.

O cronograma SISU ficará disponível em breve nesse site


Como participar da lista de espera do SISU 2019?

Para participar da lista de espera, o candidato deve ficar atento às datas contidas no cronograma que será divulgado em breve.

Assim que as datas forem divulgadas, o candidato deverá acessar o seu boletim do aluno e clicar no botão que corresponde ao interesse em participar da lista de espera do SISU.

Preste bastante atenção para a mensagem de confirmação que o sistema emite quando você finaliza o seu pedido.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

SISU 2019: Inscrição, Notas de Corte, Resultado