Saiba o que defini o valor do seu IPVA

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos valores obrigatórios mais importantes e a sua taxa pode variar muito. Isso porque o IPVA sofre influência de alguns fatores que definem o seu valor.

Alíquota

O IPVA 2020 está em vigor e se você é proprietário de um veículo no país, vai ter que cumprir com o imposto. Como mencionado, existem alguns fatores que definem o valor que você vai pagar pelo seu IPVA.

O primeiro deles pode ser a alíquota do IPVA, definida por uma tabela nacional. Você já deve ter notado que os estados possuem taxas diferentes para esse imposto, isso porque é o custo de vida local que define a alíquota cobrada.

A Alíquota representa a porcentagem a ser cobrado do preço original do veículo e pode ser mais cara em alguns regiões, como é o caso de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Esse é o primeiro fator que diferencia a cobrança do IPVA nos estados, que estará variando entre 2 e 4%, dependendo diretamente da região em que o veículo circula.

Valor do veículo

Um outro ponto que o motorista precisa considerar é o valor original do veículo, uma vez que a alíquota representa a porcentagem cobrada em cima do preço original do seu modelo.

Isto quer dizer que, quem possui um carro popular, mesmo em estados em que a alíquota é mais cara, estará pagando menos que quem possui um Onix Sedan 2020por exemplo.

Quanto mais recente e mais caro o veículo, maior será a taxa cobrado pelo IPVA. Vale lembrar que os motoristas podem ter uma base mais precisa utilizando o recurso tabela do IPVA.

Essa tabela prevê uma média para cada categoria de veículo e ajuda os proprietários a se preparem para a cobrança desse imposto anual.

Descontos

Esse fator, que também é responsável por influenciar o preço do IPVA, não é aplicado para todas as situações mas representa uma das questões da variável.

Os descontos são aplicados para pessoas que convivem com alguma deficiência, como por exemplo, esclerose múltipla, deficiência física, baixa visão, entre outros.

A lista de deficiências e limitações que entram nos descontos ou até isenção do IPVA são oferecidas pelo Detran e vale a pena conferir as informações.

Além das pessoas que se enquadram na categoria, o desconto do imposto também fica disponível para quem é taxista registrado de qualquer estado do país.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Saiba o que defini o valor do seu IPVA