ENCCEJA 2019: Inscrições, Prova, Simulado, Passo a Passo

Os candidatos que vão fazer as provas do Encceja 2019 precisam ficar atentos às informações sobre a abertura de inscrições, matérias das provas, entre outras. Saiba tudo sobre o Encceja 2019 e faça a sua inscrição para fazer as provas!

ENCCEJA 2019

ENCCEJA 2019

Quem não conseguiu estudar no tempo regular de ensino e com isso não obteve o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio não precisa se preocupar.

O exame do Encceja foi criado justamente para essa finalidade. Os candidatos que fizerem as provas poderão obter o certificado de conclusão. Será preciso apenas fazer uma prova de cada vez.

✓ Saiba como se inscrever nos programas sociais:

Fazendo as provas do ENEM, antigamente era possível obter o Certificado de conclusão do Ensino Médio. Hoje em dia isso já não é mais permitido, pois para você obter esse certificado é necessário fazer o exame do Encceja.

Como funcionam as provas do Encceja 2019?

Não conseguiu obter a certificação para o Ensino Fundamental ou Médio? Não tem problema! Chegou a sua hora. As provas do Encceja 2019 foram feitas para você que precisa dessa certificação.

Existem apenas alguns requisitos que precisam ser atendidos se quiser participar. Confira quais são eles:

  • Para obter a certificação do Ensino Fundamental é necessário que o candidato tenha no mínimo 15 anos até o dia da prova;
  • Para obter a certificação do Ensino Médio é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 anos completos até o dia da prova;
  • Possuir RG e CPF.

Quais são as matérias que caem nas provas?

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.

Ensino Médio

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

As matérias presentes nas provas do Ensino Fundamental e Médio estão presentes na programação regular de ensino para cada período. Então, não existirão questões que nunca foram vistas.


Simulado Encceja 2019

Uma ótima forma de estudar para as provas oficiais é fazer os simulados do Encceja 2019 que estão disponíveis na internet.

As questões presentes nesses simulados são muito semelhantes às questões das provas oficiais. Outra ótima vantagem é que os candidatos conseguem obter a pontuação das provas poucos minutos depois.

Abaixo destacamos dois dos melhores sites para você fazer esse simulado online. Confira:

Blog do ENEM

No blog do ENEM, você encontra alguns simulados do Encceja para você fazer e estudar de maneira totalmente gratuita.

Eu no Encceja

No blog Eu no Encceja, você consegue fazer diversos simulados por uma mensalidade muito baixa. Apenas R$ 60,00 para utilizar por 60 dias.


Passo a passo para fazer a inscrição no Encceja 2019

As inscrições para fazer a prova do Encceja 2019 ocorrem de maneira totalmente online.

Será preciso aguardar um pouco mais, pois elas ainda não estão disponíveis para 2019. Siga essas informações para fazer a sua inscrição quando ela estiver aberta:

  • Acesse esse site;
  • Clique em “Inscrições 2019” (note que no exemplo abaixo só está disponível a inscrição para 2018);

  • Preencha corretamente o número do seu CPF e data de nascimento;
  • Clique na imagem correspondente e em seguida em “Enviar”.

Pronto! A sua inscrição está feita. Ela é totalmente gratuita e você não pagará absolutamente nada se você comparecer no dia e local indicado para fazer a prova.

Caso não possa comparecer e deixe de justificar o motivo, então você deverá fazer o pagamento das taxas do INEP. Para 2019, elas ainda não foram divulgadas.

Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

ENCCEJA 2019: Inscrições, Prova, Simulado, Passo a Passo