CNH CARTÃO COM CHIP: Como fazer emissão? Detran

A Carteira de Nacional Habilitação – CNH, será modernizada para concentrar os dados dos motoristas brasileiros, dificultando assim, possíveis fraudes. Você ainda não sabe como funciona a CNH cartão com chip? Então continue nos acompanhando, pois aqui neste post reunimos todas as informações referentes a esta mudança da CNH cartão com chip!

CNH CARTÃO COM CHIP

CNH cartão com chip

Saiba como funciona a CNH cartão com chip

A modernidade também está chegando nos serviços públicos. Com outras diversas mudanças já implantadas pelo Detran, essa da CNH cartão com chip passa a ser mais uma. 

✓ Veja ainda como obter a CNH Digital 2019!

Agora, a Carteira Nacional de Habilitação passará por alterações deixando de lado o formato em papel para virar um cartão de plástico com microchip, onde reunirá todas as informações do motorista. 

Com chip e também WR Code, a ideia é aumentar ainda mais a segurança do documento, já que as informações poderão ser lidas por smartphones dos agentes de trânsito.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que será publicada ainda nesta semana, promete que a mudança será feita até 1º de janeiro de 2019 – prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo.

Quem tiver o documento válido em papel não será obrigado a fazer a troca, que ocorrerá na hora da renovação.

Com a CNH cartão com chip há possibilidades que o documento possa se tornar “universal”, podendo servir também para para pagamento de pedágio ou transporte de ônibus e metrô, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip).

✓ Faça aqui o Simulado Detran 2019!


Vantagens da CNH cartão com chip

Um dos benefícios oferecidos pela CNH cartão com chip será o aumento da fiscalização, onde poderá ser ainda mais rápida. 

Além disso, essa mudanças traz:

  • Maior segurança;
  • Pagamento de pedágio;
  • Acesso ao transporte público;
  • Aumento da durabilidade do documento;
  • Possibilita (futuramente) integração com outros países.

O pagamento de pedágio e acesso ao transporte público – uma espécie de Bilhete Único integrado à CNH, bem como o acesso a prédios públicos, universidades e estacionamentos e identificação através da biometria (o chip no cartão terá cadastrado suas digitais), só irão existir através de convênios entre as instituições públicas ou privadas com a aprovação do Denatran. 

✓ Saiba quem tem direito a CNH Social 2019!


Valor da CNH cartão com chip 

Sabemos que sempre há um valor a ser pago pelos serviços oferecidos pelo governo. Porém, até o fechamento deste post ainda não havia informações sobre as possíveis diferenças no valor para tirar ou renovar a carteira de motorista. 

Mas, é importante lembrar que o Detran de cada estado brasileiro deve definir o valor no momento da adoção da tecnologia. 


Como fazer a emissão da CNH cartão com chip?

Essa é uma das informações mais procuradas por aqueles que já estão atentos a está mudança!

Até o fechamento deste post, o Denatran não havia divulgado o procedimento para a emissão da CNH cartão com chip sendo em casos de troca ou emissão do documento.

Porém, sabemos que todo o processo será feito pelo Detran de cada estado brasileiro, sendo eles os responsáveis por realizar essa mudança da Carteira de Habilitação no papel para o cartão com chip. 

*Assim que obtivermos mais informações, voltaremos a atualizar este post. Fique atento!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

CNH CARTÃO COM CHIP: Como fazer emissão? Detran