Cadastro NIS 2019: O que é, Como Fazer e Consulta

O cadastro NIS 2019 é feito para todos os cidadãos que por ventura venham a receber algum benefício social do Governo Federal e que ainda não tenham trabalhado. Veja como fazer o cadastro NIS 2019 e quais são os documentos e requisitos necessários!

Cadastro NIS 2019

Cadastro NIS 2019

O NIS ou Número de Identificação Social é um número gerado pelo Governo Federal para identificar as famílias que recebem algum benefício social. Este número é o mesmo que o PIS, a única diferença está em como eles foram gerados.

✓ Confira como realizar o agendamento do Seguro Desemprego 2019!

A pessoa quando começa a trabalhar, recebe o número do PIS. O NIS é um número gerado através de uma base de dados onde consta o nome de Cadastro Nacional de Informações Sociais ou CNIS.

Esse número gerado pelo governo tem como principal objetivo, identificar todos os trabalhadores e cidadãos que vivem na informalidade, ou seja para você entender melhor, são os que trabalham sem nenhum registro.

O que é e para que serve o cadastro NIS 2019?

Para conseguir identificar todos os cidadãos brasileiros que recebem algum benefício social, o Governo criou o cadastro NIS 2019.

Só recebem esse número, os cidadãos que nunca trabalharam, ou seja, que não possuem o PIS. O número do PIS é gerado ao trabalhador no primeiro emprego registrado.

Quem faz esse cadastro é a Caixa Econômica Federal e o cidadão depois de receber esse número, poderá ter acesso a diversas consultas. Veja:

  • Consultar informações sobre o INSS 2019;
  • Consultar informações sobre o FGTS;
  • Consultar informações e fazer solicitações de aposentadoria;
  • Realizar a consulta e o saque do Abono Salarial e do benefício do Bolsa Família.

Como fazer o cadastro NIS 2019?

Existe duas maneiras de se fazer o cadastro NIS 2019. A primeira maneira é fazer esse cadastro em lote e a segunda maneira é fazê-lo de forma individual.

Conheça qual é o processo:

Cadastro em lote

O cadastramento em lote é a maneira que a maioria das empresas fazem. Nesta opção é possível cadastrar vários funcionários de uma só vez, sem ter a necessidade de fazer cadastramentos individuais.

✓ Veja qual a previsão para o valor do salário mínimo 2019 reajustado!

O empregador que escolher essa maneira de cadastramento, deverá enviar os arquivos de cadastramentos para a Caixa Postal do Conectividade Social.

A Caixa Econômica Federal recebe esses arquivos e os analisa, se estiverem corretos é enviado ao empregador, os números do NIS juntamente com os códigos de retorno.

➜ Se quiser conferir todas as informações, acesse esse site!

Cadastro online individual

Este tipo de cadastramento não é muito utilizado pelas empresas. Este tipo de cadastramento é indicado para o empregador que quer uma resposta mais rápida sobre o número do PIS dos seus funcionário de forma individualizada.

➜ O empregador deverá visitar esse site!


Consulta do cadastro NIS 2019

A consulta para saber informações sobre o NIS é feita de maneira online e totalmente fácil e rápida. Para fazer essas consultas, você precisará criar um cadastro no site.

Acompanhe:

  • Visite esse site;
  • No campo indicado para você preencher os números do NIS, clique em “Cadastrar Senha”;

  • Leia atentamente os termos de compromisso e clique em “Aceito”;
  • Siga todas as instruções que aparecerem para concluir o seu cadastro;
  • Acesse novamente a página mais tarde e digite o número do NIS e a senha que você cadastrou, clique em OK;

  • Consulte a informação que desejar, pois você já está dentro do sistema da Caixa.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cadastro NIS 2019: O que é, Como Fazer e Consulta